terça-feira, 25 de janeiro de 2011


AÇÚCAR

O açúcar é um dos vilões de qualquer dieta e em excesso prejudica além da estética a saúde.
Vou falar um pouco sobre o açúcar e os diferentes tipos que existem hoje no mercado.

A ingestão de açúcar em excesso, de uma vez só, como quando comemos um pedaço de bolo, provoca uma elevação rápida da glicose no sangue. Na tentativa de trazer de volta ao normal a quantidade de glicose acumulada no sangue, nosso organismo faz com que o pâncreas produza um hormônio chamado insulina, que serve para retirar este excesso de glicose da circulação. A insulina facilita a passagem da glicose do sangue para as células dos vários tecidos do corpo, fornecendo assim a energia necessária para seu funcionamento. Quando sobra glicose, as moléculas de glicose se unem umas às outras para formar uma molécula maior chamada glicogênio, e assim é feito o estoque, este estoque é colocado principalmente em dois locais: no fígado e no músculo, mas a capacidade de estocagem é muito limitada.
Quando a ingestão de açúcar é muito grande e ultrapassa a capacidade de estocagem de glicose nos músculos e no fígado, a glicose é transformada em gordura e é armazenada no tecido adiposo, favorecendo o aparecimento de obesidade.
As principais diferenças aparecem no gosto, na cor e na composição nutricional de cada tipo. A regra básica é a seguinte: quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele tem, e mais perto do estado bruto ele está. A cor branca significa que o açúcar recebeu aditivos químicos no último processo da fabricação.

Evite comer doces à noite e em seguida ir dormir, pois este açúcar não utilizado como energia vai ser armazenado como gordura.

Seja qual for o tipo do açúcar deve ser consumido com moderação, pois 1 colher (10g) possui 40 calorias

Açúcar Refinado: conhecido como açúcar branco, passa por um processo de refinamento e aditivos químicos para dar a coloração branca e sabor, anulando as vitaminas e sais minerais, estimula em excesso a produção de insulina, não possui nenhuma propriedade nutricional, somente calorias.

Açúcar Light: ele é obtido a partir da mistura do açúcar refinado e do adoçante artificial que garante que o valor calórico seja menor, se administrado corretamente, mas não possui nenhum valor nutricional. Deve-se tomar muito cuidado, pois ele pode aumentar a glicose no sangue devido adoçar bem mais que o açúcar refinado, por isso seu consumo deve ser moderado.

Açúcar Mascavo: por não passar pelo processo de refinamento, a qualidade nutricional do açúcar mascavo é melhor, em relação ao açúcar refinado. Ele apresenta vitaminas e minerais como cálcio, ferro e magnésio, vitaminas do complexo B, que não estão presentes na versão refinada. Ele é 2x menos doce do que o açúcar refinado, seu sabor é parecido com a rapadura.

Açúcar Orgânico: o diferencial deste tipo de açúcar é que a cana utilizada em sua fabricação é cultivada sem fertilizantes químicos e aditivo químico. Além disso, o açúcar orgânico utiliza processos apoiados na sustentabilidade do meio ambiente, desde o plantio até a etapa final. Suas características nutricionais se assemelham com as do açúcar mascavo.

Açúcar Demerara: o processo de extração e valores nutricionais é parecido com a do açúcar mascavo.

Espero que essas informações ajudem a esclarecer que açúcar é açúcar independente do tipo, e possui um valor calórico alto, devendo ser consumido com muita moderação!
Qualquer dúvida estou à disposição
Bjuss

Nenhum comentário:

Postar um comentário