sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
ALIMENTAÇÃO NO FIM DE ANO
Final de ano é sempre uma correria...todos querem iniciar o ano em forma...mas o difícil é se render aos pratos de fim de ano!
Normalmente, por tradição, todos abusam nas festas de final de ano. Porém, não é porque ocorre uma vez no ano que você deve comer tudo o que tem em cima da mesa, o ideal é saber escolher o que e o quanto comer.
Natal é dia de ganhar presentes e não ganhar peso, ressaca, azia e indisposição!
Bom senso na hora de comer e beber significa mais saúde no dia seguinte!
Não existe segredo ou milagre!
É necessário praticar atividade física no minímo 3x por semana, essa época é corrida, todos estão sem tempo e cansados...então programe-se! E vamos queimar as calórias dos excessos!
O ideal é durante o dia fazer uma alimentação mais leve, com verduras, legumes, carnes magras e frutas variadas.
A tarde, faça um lanche saudável, utilizando pão integral, queijo branco, fruta, essa dica é muito importante para não chegar com tanta fome na ceia e exceder na quantidade.
Os alimentos gordurosos prejudicam o metabolismo digestivo e qualquer abuso é passaporte garantido para o mal-estar, eles são um perigo para quem não quer ganhar peso e, principalmente, para quem tem colesterol alto. Se não puderem ser evitados, devem ser consumidos com o máximo de moderação e combinados com alimentos fibrosos (frutas, verduras, legumes) que facilitam o processo digestivo e dificultam a fixação da gordura no organismo.
Panetone realmente é muito calórico, mas nem por isso devemos tirá-lo do nosso cardápio no fim do ano, podemos consumi-lo, desde que moderadamente. Por exemplo, no nosso café da manhã, podemos substituir o pão por uma fatia fina de panetone.
Lombo e chester são carnes bem magras e contribuem para um cardápio menos calórico nas ceias de final de ano.
Já o pernil é mais calórico, pode fazer parte desse cardápio, o que não podemos é exagerar nas porções. Se houver mais que uma opção de carne, devemos escolher apenas uma.
As bebidas alcoólicas em geral são muito calóricas. Cada grama de álcool fornece 7 calorias, enquanto os carboidratos e proteínas fornecem 4. Além disso, consumindo um aperitivo alcoólico, nós apuramos o paladar e comemos mais. Muitos dizem sentir mais fome quando bebem. Na hora de escolher, opte pelo vinho tinto seco, que fornece antioxidantes.
Muito cuidado com coquetéis, pois utilizam açúcar, leite condensado,
licores e álcool. Outra dica, lembre que 1 lata de cerveja equivale a 2 pães francês, ou seja, se tomar 10 latas, são 20 pães!
Tâmara, Damasco, Castanhas, Figos, devemos consumi-las com moderação por serem muito calóricas. Uma dica é utilizá-las na preparação de outros alimentos, como nozes no salpicão, ou damascos com lombo, porque assim dividimos uma porção para a família toda e não comemos tanto assim. As frutas cristalizadas são mais calóricas do que as frescas.
Cuidado com as sobremesas, escolha somente uma opção e coma somente uma porção.
O mais recomendável é acabar com a Ceia de Natal, na noite de Natal. Não prolongá-la e voltar a nos alimentar com uma dieta balanceada leve no dia seguinte.
Algumas Dicas para o Fim do Ano:
1 – Aumente o consumo de água! O primeiro sinal de desidratação é a sede. Outros sinais são irritabilidade, cansaço e desânimo.
2 – Consuma a quantidade adequada de frutas (3 a 5 porções por dia). As frutas ajudam na hidratação e são ricas em vitaminas e sais minerais. Geladinhas ajudam a refrescar e são bem aceitas nesta época do ano.
3 – Invista nos sucos. Só tome cuidado para não consumir sucos muito concentrados em frutas, Abacaxi com gengibre é maravilhoso. Couve com laranja é perfeito para dar pique ao raciocínio. Laranja com cenoura é um excelente antioxidante. Abacaxi com hortelã é diurético e refrescante.
4 – Cuidado com as festinhas, comemorações, encontros e não abuse de bebidas alcoólicas e porções de frituras. Se for beber fique de olho na quantidade, se for na cerveja de preferência ao chopp (Mulheres: 2 copos / Homens: 4 copos) e evite porções fritas.
5 – Na hora dos petiscos, aposte em aperitivos frios para não aumentar a sensação de calor.
6 – Tente não abusar de massas e alimentos gordurosos. Nesta época caem como uma bomba e só aumentará o calor, irritação, sono e indisposição.
7 – Na vontade de consumir sobremesas escolha os frozens de iogurte 0% gordura.
Bom, o meu papel como profissional na área da saúde é orientar, informar e concientizar os males e os benefícios da alimentação.
Espero que eu tenha feito meu papel no decorrer desse ano que se passou, e ajudado muitas pessoas!
Garantindo sempre saúde, disposição e longevidade!
Desejo à todos, Boas Festas,
Um Natal repleto de luz, Amor, Paz, União e Solidariedade!
E um Ano Novo cheio de Energia para 2012!
Obrigada por cada leitura, sugestão e comentário!
Bjuss
Assinar:
Postagens (Atom)