domingo, 21 de agosto de 2011
PROTEÍNA NA ATIVIDADE FÍSICA
Que friozinho é esse?
Fiz uma caminhada pela manhã e quase congelei...
Só assim para eu sossegar dos meus afazeres e conseguir ficar quietinha para postar! Rs
Dá até uma preguicinha...rs
Mas vamos lá...vou falar um pouco sobre o consumo de proteína na atividade física e suas funções para o organismo.
As proteínas são macronutrientes compostos de carbono, nitrogênio, hidrogênio e oxigênio, primordiais em nossa alimentação, pois fornecem os aminoácidos essenciais os quais nosso organismo não são capazes de sintetizar (produzir).
O uso de suplementos proteicos é comum entre praticantes de atividade física, mas muitas vezes são consumidos de forma errada e sem orientação nutricional.
Somente o profissional de nutrição pode prescrever ao individuo o consumo de suplementos, baseado nos cálculos da necessidade nutricional. As pessoas que consomem a proteína em excesso sem orientação, pode comprometer o desempenho e a saúde.
Hoje em dia nas academias muitos educadores físicos indicam suplementação aos alunos, sendo estes proibidos de recomendar qualquer produto, sua experiência profissional não inclui prescrever qualquer suplemento alimentar, essa tarefa somente compete ao nutricionista.
Outro processo bioquímico que ocorre com o excesso protéico em demasia é o aumento da lipogênese (formação de gordura), pois todo excesso protéico não utilizável é convertido em lipídeo.
O mais conhecido entre os praticantes de atividades físicas é o BCAA (Valina, Leucina e a Isoleucina) e o WHEY PROTEIN (Proteína do soro de leite) usado para síntese proteica, recuperação muscular e diminuição da fadiga.
Nosso organismo possui uma reserva protéica muito reduzida, aonde não consegue armazenar uma quantidade de proteína muito grande, portanto, seu uso exagerado pode causar danos renais e hepáticos, além de todo esse excesso ser eliminado na forma de creatinina (excesso de proteína na urina).
Uma dúvida muito frequente entre atletas e praticantes de atividades é qual o tipo de proteína devemos utilizar antes ou depois do treino, no café da manhã e antes de dormir, etc.
Segue um quadro explicativo abaixo com a recomendação dos tipos de proteínas existentes no mercado:
Clique na imagem para visualizar maior
Albumina: proteína proveniente do ovo, mais especificamente da clara, que possui um alto valor biológico e um lenta absorção, propiciando seu uso principalmente no pré-treino e antes de dormir.
Whey Concentrada ou Mix Protéico: geralmente utilizadas no pré-treino devido à média absorção.
Isolada: proteína de rápida absorção, tem bastante eficácia no pós-treino.
Soja: proteína isolada de soja. Tem um baixo valor biológico devido a baixa oferta de seus aminoácidos, mas pode ser usada por vegetarianos, pessoas com alergia ao soro do leite ou a lactose. Geralmente é utilizada no pós-treino.
Hidrolizada: é a proteína de maior rapidez absortiva, muito utilizada no pós-treino.
Caseinato ou Micelar: é a proteína do leite que tem liberação gradual, pode proporcionar uma oferta protéica durante várias horas. Recomenda seu uso principalmente no pré-treino e a noite antes de dormir.
BCAA: tem como principal função diminuir a fadiga muscular e a recuperação. Utilizado no pré-treino e no pós-treino.
Espero ter ajudado com algumas informações, qualquer dúvida ou sugestão deixe seu comentário!
Bjus
Assinar:
Postagens (Atom)